sexta-feira, 8 de junho de 2012

V SEMINÁRIO

     Ações interdisciplinares e multidisciplinares são práticas de vital importância para o  êxito do trabalho docente. O mundo nos apresenta a globalização em uma teia de saberes que torna-se indispensável tal prática. O primeiro seminário do ano de 2012 e o quinto de nossa escola aconteceu após pesquisas, sistematizações, conclusões e construção de conhecimento significativo. O tema central deste ano letivo é a família como célula de uma sociedade onde estão inseridos nossos educandos. A construção de parceria que a  escola deve firmar com a família  em prol da construção significativa do conhecimento foi agregada ao projeto AGENDA 21. A professora de Educação Física, professora Raquel, deu início as atividades orientando ginástica laboral para todos os participantes do seminário. A sétima série, orientada pela professora de Matemática,  professora Sandra, fizeram levantamento a respeito da renda familiar e a aplicação desta renda nas necessidades de cada família: água, luz, alimentação, saúde, lazer, o quanto conseguem economizar, entre outros itens que foram  tabulados, transformados em gráficos e socilizados no seminário, pois a arte da saudável utilização da renda é fundamental para uma boa qualidade de vida.
Alunos do sétimo ano dramatizaram, sob a orientação da professora de Artes, professora Márcia, a obra de Luiz Fernado Veríssimo, O Lixo, o que nos remete a uma reflexão a respeito do tema e a apreciação da arte da interpretação. Os educandos do sexto ano nos apresentaram um trabalho sobre a questão ambiental que envolve  o lixo, o seu destino e questões sanitárias, estes foram orientados pela professora Mariza, que integrou as disciplinas de Ciências e Matemática.
     O Seminário foi composto por palestrantes convidados e educandos no exercício da socialização dos conhecimentos construídos, o que nos encantou com os resultados.
     Os palestrantes convidados foram do SENAC, com Angela Cardoso, que nos falou sobre o emprego adequado da renda familiar como posssibilidade de exercício de cidadania e do Curso de Fisioterapia da ULBRA  pelas acadêmicas Daiane Todescato e Gabriela Fernandes sob a orientação da professora Joice, nos falando sobre postura correta no exercício das profissões dos familiares dos educandos, assim como a postura correta em sala de aula.
  O seminário teve o encerramento com apresentação artística dos educandos Joana, Leonardo e Vinícius com instrumentos de corda.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário