domingo, 1 de maio de 2011

Cartas para a Humanidade

       A professora Siloí está desenvolvendo com a sexta série um trabalho de grande valor:
 
 
 
Para discutir a ideia de que somos responsáveis pelos caminhos de nossa sociedade, a turma 61 trabalhou com o texto Estatutos do Homem, de Thiago de Mello. No referido poema, o autor usa a linguagem poética para declarar seus anseios em relação ao ser humano. Além da criação de cartazes com desenhos e imagens ilustrando os artigos, os alunos também escreveram uma carta ou um poema à Humanidade lembrando aos homens que algo de grave está acontecendo na sociedade e que alguma atitude deve ser tomada."                  
 




                O QUE FAZER?



Cuidar da natureza


Para podermos admirar


Toda beleza.






Prestar mais atenção


Diminuir a destruição.






Tomar mais decisões


Diminuir as poluições.






Diminuir o desmatamento


Isso só causa sofrimento.






Isto não é humor.


É o terror.


Daniela Santos Schardosim








À HUMANIDADE


Quero falar


Quero pedir


Que vocês, seres humanos,


Parem de destruir


As árvores no nosso planeta.






Quero falar


Quero pedir


Que quando vocês forem


Escovar os dentes


Ou lavar o rosto


Que deixem


A torneira fechada






Vamos cuidar


Do nosso Planeta Terra


Não destruam as árvores


Não gastem tudo o que nos ajuda a sobreviver.






Quero dizer


Como tem gente que quase nem toma água


E tem gente que toma e vai deixando a torneira aberta.






Peço que


Não façam


Mais isso.


Rafaela da Silva Teixeira



Torres, 28 de abril de 2011


Senhora humanidade,


Nesta carta que está em suas mãos consta o que eu penso e que muita gente talvez pense assim no seu subconsciente.


Irei passar uns conceitos de natureza: animais, plantas, desmatamento… desmatamento? É. Queimadas e desmatamento já fazem parte das florestas, destruindo a vida que está lá. É claro que as pessoas que fazem isso precisam, ou não. Mas se houvessem mais escolas técnicas para oferecer novos trabalhos talvez isso mudasse.


Enfim, a natureza é como um humano. Se for atacada, trata de se defender. Obviamente a natureza não sai dando soco, mas ela se defende indiretamente. Quando desmatam um morro pra fazer casas, vem uma chuva ou várias, e leva tudo abaixo.


Efeito dominó, só isso. Se você queima uma floresta pra plantar algo, você afeta tudo. Tira a casa de muitos animais que vão ter que buscar comida na sua casa. Aumenta a poluição do ar, ajuda o aquecimento global. Esse derrete as geleiras que inundam terras com água soberba. E as suas terras que eram antes longe do mar, agora são litoral.


Isso tudo está acontecendo, mas não podemos esquecer que no Brasil noventa e oito por cento das latinhas de alumínio são recicladas, e, são esses exemplos que devemos seguir para não termos que mudar de planeta tão cedo.


Abraços, desejando que não seja tarde demais quando você ler esta carta,


Giovane.


Giovane Rodrigues Machado



Torres, 28 de abril de 2011


Humanidade,


As pessoas dizem que o mundo vai acabar porque Deus vai voltar para a Terra e que cada pessoa vai ser julgada por cada pecado que cometeu, mas a humanidade pensou muito errado. O mundo vai acabar sim, mas não porque Deus vai voltar e sim, porque o ser humano está fazendo isso acontecer; porque os milhares de tratamentos de esgoto não dão mais conta de tratar a água. Os homens estão tirando árvores das florestas, fazendo com que as florestas desapareçam, matando animais, poluindo o ar e o meio ambiente, fazendo com que a natureza desapareça cada vez mais. Depois quando acontecem tragédias, as pessoas pensam que é a natureza, mas não é não, é o ser humano que não respeita mais nada… Até quando isso vai acontecer?


Esse foi o depoimento de uma pessoa que quer que aconteça o que milhares de pessoas desejam para o nosso mundo.


Um abraço cheio de esperança,


Vanessa.


Vanessa de Borba de Souza






CARTA DE DESABAFO


Torres, 28 de abril de 2011


Homens da face da Terra,


Preciso declarar uma coisa para vocês, sobre o planeta Terra.


Vocês não estão cuidando direito do planeta que Deus nos deu para plantar, colher frutos, aproveitar o máximo que nós pudermos, nos divertir moderadamente.


Vocês gostam de desmatar as florestas, jogar lixo nos rios, nos bueiros, incendiar as matas, mas vocês não sabem o prejuízo disso.


Ruas alagadas durante a chuva, matas horríveis depois do fogo, os animais sem a floresta, e também vocês não pensam no futuro dos seus filhos, no mundo em que eles irão viver.


Parece que entra num ouvido e sai no outro. Nós temos que nos alertar, precisamos salvar o mundo como o Batman mata o Coringa e salva Gothan City.


Então vamos preservar o planeta Terra.


Obrigado,


Escovar os dentes


Ou lavar o rosto


Que deixem


A torneira fechada






Vamos cuidar


Do nosso Planeta Terra


Não destruam as árvores


Não gastem tudo o que nos ajuda a sobreviver.



Quero dizer


Como tem gente que quase nem toma água


E tem gente que toma e vai deixando a torneira aberta.




Peço que


Não façam


Mais isso.


Rafaela da Silva Teixeira




A TODA A HUMANIDADE


Peço que todos preservem a água, não desperdiçando.


Peço que todos preservem o ar, andando mais de bicicleta e a pé.


Peço que todos preservem as terras de todo o nosso planeta, não jogando lixo no chão porque se não tiver terra limpa, não haverá plantas, sem plantas não haverá animais e, sem animais, não existirá em pouco tempo, pouco tempo mesmo, não haverá o homem e nenhum ser vivo em todo o planeta.


E fazendo isso, teremos um mundo melhor e muitos e muitos anos. Sei que são pequenos gestos, mas geram uma grande diferença.


Péterson William





     Com certeza podemos afirmar que é motivo de muita alegria podermos conviver com profissionais da educação que priorizam a leitura, a interpretação e a escrita de forma contextualizada, dando  oportunidade aos seus educandos de "LER O MUNDO" e em uma releitura sonhar com um mundo mais equilibrado, igualitário, justo e sustentável.








Nenhum comentário:

Postar um comentário