quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nossos Educandos em Destaque

    
      Por ocasião do Dia do Desafio nossos educandos participaram de Torneio de Xadrez e Futsal. Trouxeram troféu e medalhas. No xadrez  Bruna Costa Duarte conseguiu o primeiro lugar na categoria Mirim e na  Infantil  Luiza Rodrigues o segundo lugar. No futsal Bruno Monteiro da Silva primeiro lugar na categoria Infantil.



Dia do Desafio

      
       
         No dia 30 de maio, aconteceu o Dia do Desafio, uma mobilização mundial que tem como finalidade  incentivar a prática da atividade física em prol da saúde e qualidade de vida. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização e participação.
Em nossa escola realizamos atividades envolvendo educandos e professores ao som de melodia que incentiva a paz, o respeito e a amizade. Foi uma experiência gratificante.











Socializando a prática


      Segundo a UNESCO a busca pela qualidade de ensino na formação básica deve estar voltada para a construção da cidadania,  uma educação voltada para o aprender a conhecer, aprender a fazer,aprender a conviver e aprender a ser  para as novas necessidades do conhecimento, a fim de efetivarmos o conhecimento significativo, nesta perspectiva  no dia 29 de maio aconteceu Reunião Pedagógica, houve reflexão a respeito do projeto escola e família e  da construção  de conhecimento significativo, assim como socialização de atividades desenvolvidas. 








terça-feira, 29 de maio de 2012

Valorização da água e da Vida


       Representantes da CORSAN realizaram uma palestra aos educandos do sexto ano sobre a importância da valorização da água como elemento indispensável à vida.




 


O Grande Desafio de Saber Cuidar


       O professor Gerson, da Ulbra Torres, fez uma excelente palestra aos educandos das Séries Finais do Ensino Fundamental sobre o grande desafio de saber cuidar:  estar bem consigo mesmo, com os outros e com o ambiente em nosso entorno.


ILHA DAS FLORES

   A professora Mariza, professora de Ciências, vem desenvolvendo trabalho relacionado a consciência ambiental. Como ponto de partida utilizou o curta metragem Ilha das Flores com os educandos do 6º ano.













domingo, 27 de maio de 2012

Ação Multidisciplinar


      Esta semana o Curso de Odontologia da ULBRA TORRES proporcionou aos educandos de 1º ao 3º ano atividades como teatro de fantoches e vídeo educativo voltados à conscientização de hábitos de higiene bucal. Também foi orientado a forma correta de  escovar os dentes.


 

 

 





Peso X Medida


      A antropometria trata das medidas físicas do corpo humano. Esta semana, em uma parceria com o Curso de Educação Física da ULBRA , houve ação de antropometria ( ação de pesar e medir)  junto aos  educandos . Os resultados serão enviados para a Secretaria Municipal de Educação aos cuidados da nutricionista, pois o acompanhamento permite intervenção precoce em caso de necessidade de ações voltadas para a assistência à saúde individual ou coletiva.


 

sábado, 19 de maio de 2012

PENSAR E FAZER...A DIFERENÇA EM NOSSAS HISTÓRIAS DE VIDA!

    
     Comemoramos o dia da SOLIDARIEDADE  no dia 20 de maio. Sabemos que neste dia as pessoas costumam arrecadar coisas para doar a outras pessoas, mas será que solidariedade consiste e pode ser resumida neste ato? Foi interessante procurar o que o dicionário nos conta a respeito desta palavra. Ali encontramos:  “ sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses dum grupo social, duma nação, ou da humanidade.”

     Dependemos de solidariedade para não só viver, mas sim termos um conviver com tom e graça, energia e cor de bem viver e conviver. Lembrarmos que para sermos solidários deveremos desenvolver a consciência de que ocupamos um espaço que é compartilhado com outras pessoas, seja na família, na escola e em nosso local de trabalho. Que nosso fazer é fundamental para que a solidariedade aconteça não com data marcada, mas sim em nossa prática cotidiana. Foi com este foco que aconteceu a reflexão com educandos e educadores de nossa escola. Neste mesmo encontro recordamos a história da fundação de nosso município e o belo cenário dos pontos turísticos de nossa cidade.















sábado, 12 de maio de 2012

Homenagem às Mães com Café Literário

           Neste sábado, 12 de maio, realizamos homenagem às mães de nossa comunidade escolar. A homenagem aconteceu com socialização de trabalhos  desenvolvidos pelos profissionais de nossa escola junto aos nossos educandos, pois sabemos que ter  filhos bem acolhidos e com educação de qualidade é o desejo de toda  mãe. Oportunizar a  cada  criança  conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papeis fundamentais da escola. Um Café Literário possibilita a socialização dos trabalhos desenvolvidos e proporciona o encontro de todos os segmentos da comunidade escolar em uma maravilhosa confraternização.As apresesentações de dramatizações, coreografias e músicas foi motivo de alegria a todos.Neste dia também aconteceu a eleição do CPM. Após foi servido um gostoso café.








              Foi grande a expectativa pelo início das apresentações.
         O primeiro ano apresentou " Dona Aranha" e a canção 
       Mãezinha do Céu.




          O segundo ano  apresentou " O Segredo da  Lagartixa"          baseado na obra de Lectícia Dansa e Salma Dansa e também a música "Família".






              O quarto ano apresentou a música " Pai e Mãe" e a   construção textual " A História de nossas Vidas".





 O quinto ano nos apresentou " A Canção do Exílio"
 e a música " Amor Perfeito".




  O sexto ano, com a coordenação da professora
  Edna, nos apresentou cantigas em Língua Inglesa. 





           O terceiro ano apresentou a música  " Aos olhos do Pai"
           e a poesia de Mário Quintana " MÃE". 





             O sexto ano,  com a coordenação da  professora Rosângela,     dramatizou a poesia " Felicidade".








                      Neste dia também aconteceu a eleição da nova                   composição do CPM de nossa escola.


              Logo após todos foram convidados a saborear
                                 um  gostoso café. 






O incentivo ao gosto pela Literatura, a socialização dos trabalhos desenvolvidos, a integração da escola com as famílias é fundamental para que  a construção do conhecimento seja realmente significativa. Homenagear as mães com o trabalho de qualidade que vem sendo desenvolvido nesta escola pública realmente foi percebido como uma grande homenagem.