sábado, 31 de março de 2012

Trabalhar em equipe é fundamental

      Ao final da tarde do dia 27 de março nos reunimos para avaliarmos o período que trilhamos até o momento. Houve reflexão, socialização de atividades já desenvovidas, encaminhamento das próximas atividades e momento de descontração em comemoração do aniversário da colega Sandra. Reafirmamos que a capacidade de adaptação, comprometimento com o nosso trabalho e trabalhar em equipe é fundamental ao sucesso de nossos objetivos.




Árvore Genealógica

   Este ano temos em pauta a família. A família como peça fundamental para o sucesso da aprendizagem de nossos educandos, como elo de continuidade da construção do conhecimento e a formação cidadã. Em aula de Língua Inglesa os educandos estão construindo a árvore genealógica de suas respectivas famílias, empregando vocábulos da Lígua Inglesa, atendendo assim aos objetivos do nosso projeto e da disciplina











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domingo, 25 de março de 2012

Dia Mundial da Água

       No Dia Mundial da Água fizemos uma pequena pausa para refletirmos a respeito deste bem tão precioso e indispensável à vida. A professora Mariza, professora de Ciências, justificou a necessidade desta reflexão.




O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 
Fonte:


Esporte na Escola

            O Curso de Educação Física da ULBRA Campus Torres, no dia 23 de março, realizou uma demonstração de Taekwondo aos  nossos educandos  de 6º ano a 8ª série, pois segundo o professor  Sadi ,  as atividades do Projeto Esporte para o Futuro  acontecerão  no Ginásio da Ulbra Torres, serão  atividades esportivas para alunos da rede pública de ensino do município de Torres, com o objetivo de proporcionar atividades no turno inverso ao horário escolar,  dentre estas modalidades estão o Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol, Atletismo, Karatê e Taekwondo. Este ano, com a proximidade da Universidade, tivemos o privilégio de sermos convidados a prestigiar a demonstração de Taekwondo, assim como participar do projeto.








Estímulo à leitura e a convivência solidária

        As professoras dos segundos anos trabalhando o estímulo à leitura e a convivência solidária.






           Segundo as professoras Joédna e Siloí:

                                     " Leitura Prazer"

     " Alguns segredos devem ser guardados para sempre?
        A lagartixa Flozô achava que sim.
       Com a história  " O Segredo da Lagartixa", de Lecticia Dansa e Salmo Dansa, o 2º ano procurou resgatar a solidariedade, o amor e a felicidade da partilha.
       Conquistar amigos, compartilhar a vida, dar e receber amor é a verdadeira solução para o egoísmo e a violência. Ficou curioso(a)? Leia a história e descubra."






domingo, 18 de março de 2012

Reflexão sobre a prática

     Construir caminhos a percorrer é necessário para irmos em busca de nossos objetivos.Balizamos esta caminhada com nossa Agenda 21, relembrarmos o que estipulamos como caminho e metas é necessário para que não perdamos o foco. Reunirmos os integrantes de cada segmento da comunidade escolar é fundamental para que possamos iniciar nossa jornada letiva com expectativas de grande êxito.
    Inicialmente reunimos os educandos das sériers finais do ensino fundamental. Um dos assuntos que teve maior evidência foi o de por em prática o Hábito de Estudo.


Na continuidade reunimos os educandos das séries iniciais .




        Para reunirmos os pais dos educandos das séries iniciais optamos por reuniões por turma, pois dessa forma puderam tirar dúvidas e opnar de uma forma mais individualizada.Nessas reuniões se fizeram presentes a Diretora da Escola, assim como a Orientadora Educacional, a Supervisora Escolar, a Professora de Reforço Escolar, a Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação e a Professora Titular da turma.






     A reunião com os pais dos educandos das séries finais aconteceu com a presença de seus filhos para que juntos possamos reforçar o que é necessário para consolidar a parceria da Escola com as Famílias de uma forma mais consistente. Inicialmente os professores apresentaram-se, na continuidade a Diretora da Escola  apresentou o que foi construído até aqui refente a nossa Agenda 21, foi reforçado a importância da parceria da escola com as famílias. Na continuidade a psicóloga convidada Caroline Daloli, reforçou a importância desta parceria . A Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação falou a respeito do seu trabalho e da importância e necessidade do cumprimento dos deveres por parte dos pais.













domingo, 11 de março de 2012

Compartilhando Espaço

         O fato de estarmos em um novo ambiente, compartilhando espaço com a Universidae local, nos proporciona na prática a possibilidade de vivenciarmos a que já afirmamos: " O meio ambiente começa no meio da gente". Gente que consegue transformar obstáculos em novas possibilidades de crescimento, crescimento simbiótico de humanidade e prosperidade.