sexta-feira, 24 de junho de 2011

História : Revolução Inglesa

A professora Ondina indaga:

“* Alguma vez na vida você já se perguntou como a nossa sociedade se formou?
* Por que ela funciona dessa forma?
* Por que as pessoas trabalham o dia inteiro?
* Por que todo mundo tem pressa?
Trabalhos apresentados por alunos da 7ª série, analisando as revoluções do passado e suas implicações sobre o mundo de hoje.”
Caracterização de personagens esteve em pauta, dando mais evidência aos trabalhos apresentados:


 
 

Curiosidade e Pesquisa

         A pesquisa é iniciada com nossos pequenos estudantes. O quarto ano, sob orientação do professor Belimar, pesquisando e logo farão apresentação pública. Vemos o nosso trabalho frutificando.
 

 

 

Socialização da Construção do Conhecimento

       Curiosidade, pesquisa, construção de conhecimento, socialização do conhecimento construído através de apresentação pública. Nossos educandos consolidando esta prática, sendo motivo de muita alegria para todos nós.

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

      A Gestão Democrática é prevista e preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei nº 9394/1996) em seu artigo 12. inciso VI, dá a diretriz de uma nova perspectiva de Planejamento Participativo, possibilitando a autonomia das escolas em definir as suas regras democráticas bem como a participação da Comunidade Escolar. Somos responsáveis por uma ação educativa dinâmica e que estimule a todos os integrantes da comunidade escolar repensar o processo de ensino e aprendizagem dos educandos, chamando os pais para que todos possam participar da tomada de decisões coletivamente e contribuir para uma melhor qualidade do ensino.Torna-se necessária uma nova dinâmica para o Conselho de Classe, um Conselho de Classe que possibilite a reflexão sobre o aproveitamento dos alunos, o desempenho e a metodologia utilizada. É muita importante a integração entre professor, aluno e família, torna-se um instrumento de conscientização sobre a importância do ensino e da aprendizagem, sobre direitos e deveres, sobre a importância da integração da família com a escola de seu filhos. Podemos citar Paulo Freire que nos diz: “A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo”. ( p.65). FREIRE, Paulo. Revista Educação e Sociedade nº1.







quarta-feira, 15 de junho de 2011

III Seminário

   O III Seminário da Escola Municipal Fundamental Mampituba aconteceu nesta manhã, 15 de junho, na Casa de Cultura. O Seminário é uma das atividades previstas em nosso planejamento anual. Este tipo de atividade possibilita agregarmos ao nosso fazer práticas de profissionais de outras áreas, concretizando ações multidisciplinares e interdisciplinares. A pesquisa de informações e a transformação delas em conhecimento é foco principal deste tipo de trabalho, sendo que estudantes de diversas turmas realizaram pesquisas, socializaram os conhecimentos construídos e houve uma seleção prévia de quais trabalhos seriam apresentados no seminário.
     Neste Seminário tivemos:

*Dança Waka Waka;

* Cristiane Girardi Padilha do SENAC com Ética, Cidadania e Empreendedorismo;

*A Importância da postura correta com o professor Leandro Giacomet da Silva -Fisioterapia da ULBRA;

* Mar: Fonte de vida - falando sobre Os ambientes Costeiros;

* O 5º ano com a professora Carmem Lúcia com um trabalho sobre o ECA;

* As alunas: Natália Martins e Carolina Mezzalira ( 8ª série ): O que se passa na Terra?

* Os alunos: Luan, Murilo, Vinícius e Gustavo( 8ªsérie): Lixo um problema de todos.

     Nossos sinceros agradecimentos a todos profissionais e estudantes que colaboraram para que o seminário fosse novamente um sucesso, pois educação com qualidade perpassa por visão, motivação, atitude,comprometimento e competência.

 
 
 
 
                                   *Dança Waka Waka coreografada pela professora Márcia.

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

domingo, 12 de junho de 2011

FESTA JUNINA

Dia de festa. Festa com cheirinho de alegria e sabor de amizade.

Evento onde somamos união, colaboração, companheirismo e multiplicamos a possibilidade do sucesso do bom conviver em prol do que acreditamos. Temos a possibilidade de confraternizarmos com quem acredita em nosso trabalho e em nós deposita confiança. Falamos do trabalho conjunto de professores, equipe pedagógica e administrativa, funcionários e educandos, que nesta ocasião juntamente com familiares transformamos a escola em um ambiente festivo e agregador de sonhos e expectativas. Cada um de nós é peça fundamental nesta atividade.
                                        Pescaria...



O disputado brinquedo... 

O Correio elegante...

Professoras Mariza e Ondina com a 8ª série... 

O pessoal do delicioso pastel...
As apresentações...
1º ano
2º ano

3º ano

4º e 5º ano



O grupo de teatro com o Casamento na Roça

As Sinhazinhas e os Sinhozinhos






A festa foi um sucesso... Como tudo que é feito em equipe, com dedicação e amor!