sábado, 15 de maio de 2010

Projeto do Recreio de Verdade, pois Recreio é com Recreação!

               Em meio a correria do dia a dia muitas vezes não percebemos o quanto simples ações têm um alcance determinante em redirecionar o que pode parecer não ter solução.O recreio nas escolas é motivo para preocupação de pais e educadores, pois os nossos estudantes tem grande dificuldade em aproveitar este tempo de forma lúdica e solidária.Pensando a respeito desta situação a Orientadora Educacional Joédna desenvolveu um projeto de recreio monitorado com o auxílio do professor Belimar, que sugeriu uma série de brincadeiras que serão administradas pelo próprio professor e estudantes da oitava série.
Percebemos com esta prática que brincadeiras como o “ovo choco” ,muito conhecida em outros tempos , encantou as crianças como uma grande novidade.

 
 
 
 
As goleiras conseguidas pela Orientadora Joédina foi elemento de deslumbramento para os meninos. A dança orientada pelos estudantes da oitava série foi também um grande sucesso! Esperamos que este trabalho permaneça com o sucesso que iniciou ! Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho maravilhoso.

Relato de atividades desenvolvidas pela professora Leidinara

A professora Leidinara, professora de Matemática das turmas 51 e 52, fez um relato de atividades desenvolvidas junto as suas turmas em prol de uma reflexão sobre atitudes de cidadania e consciência ambiental: "Os alunos realizaram o teste de cidadania e de contribuição ao meio ambiente com muito entusiasmo, questionando sobre as atitudes de cidadania, havendo desta maneira um debate sobre o assunto. A maioria dos alunos se consideram um bom contribuinte ao meio ambiente, mas há dúvidas por parte deles em o que fazer para sua preservação. Percebi ao ler os testes, que os alunos não sabem se os pais separam os lixos secos dos orgânicos em suas casas e também não costumam usar as palavras: com licença, desculpa e obrigado. Ao final dos testes os alunos fizeram as pontuações e muitos ficaram contentes com seus resultados pedindo novos testes de cidadania."

Os trabalhos relizados em aula continuam chegando !

          Os trabalhos foram realizados nas aulas de Língua Portuguesa com a orientação da professora Édina e nas aulas de Educação Artística com a orientação da professora Márcia!
 




Esta é uma pequena amostra dos inúmeros trabalhos desenvolvidos !

domingo, 9 de maio de 2010

Produções textuais que encantam!

     Uma demonstração das produções textuais que estão surgindo com o trabalho da professora Siloí junto aos estudantes das quintas séries: A escola Um lugar para aprender Um lugar para ler Um lugar para viver Um lugar para entender Onde se pode conhecer novas coisas Onde se pode conhecer e crescer Minha escola é assim Uma alegria sem fim Garantindo nosso futuro Mostrando com emoção Aqui me sinto seguro De aprendizado e educação. Bernardo T. 51 A nossa escola Nossa escola é da hora limpa e cheirosa jamais vou embora. Estudantes, estudem ! leiam, copiem, escrevam, se esforcem! Nosso projeto esse ano é muito interessante! reciclagem, cidadania, ética e felicidade são coisas importantes. Do 1º ao 5º ano ajudam a natureza separam lixo em casa trazem para a escola e o mundo fica uma beleza ! nossa escola é assim Tudo para mim ! Stéfane, Josias e Leonardo T. 51 A canção da escola Existe uma escola Que vai lhe ajudar Existem os professores Que vão lhe ensinar Que para aprender Temos que ter atenção E também muita educação Para passar é preciso Se dedicar Escola é lugar de educação Escola é a solução Lutando para aprender E também compreender Cultivando a sua atenção Controlando a sua preguiça Para ter vontade de aprender É preciso controlar sua ansiedade E como gostar de aprender E para sua preguiça dizer não Quem lhe ensina são os professores Mas é a sua decisão Escola é lugar de educação Escola é a solução Lutando para aprender e também compreender. Natacha, Vanessa, Rafaela e Vinícius T. 52 Também a consciência ambiental expressa através da arte! Parabéns a Professora e aos Artistas!

sábado, 8 de maio de 2010

Dia das Mães


































  
         As homenagens realizadas neste sábado, dia 08 de maio, pelos estudantes de primeiro ao quinto ano as suas mães, causaram emoção, pois é praticamente impossível ver tamanha demonstração de afeto por crianças e ficar indiferente. Parabéns a todos: estudantes, seus professores, supervisão, orientação, apoio pedagógico, funcionários e a todas as mães. Após as apresentações houve um saboroso lanche que foi servido a todos!
 
 
 
 

 






Conte mais...


-->
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lembrando Moacir Gadotti ...
 
"O QUE ESPERAR DO PROFESSOR DO SÉCULO 21?
 
     Espera-se do professor do século 21 que tenha paixão de ensinar, que esteja aberto
para sempre aprender, aberto ao novo, que tenha domínio técnico-pedagógico, que saiba
contar estórias, isto é, que construa narrativas sedutoras para seus alunos. Espera-se que
saiba pesquisar, que saiba gerenciar uma sala de aula, significar a aprendizagem dele e de
seus alunos..."

Gente que faz!

Por um mundo melhor!




















 

























































   Lembrando Shianyashiki em seu livro Revolução dos Campeões :"Para o homem de visão, recolher o lixo das ruas não incomoda, pois ele sabe que isso faz parte da tarefa de tornar o planeta mais belo...Para criar um mundo onde as realizações sejam obras do coração existe um caminho de desafios..." Com o projeto da criação de nossa Agenda 21, estão em prática várias atividades que são desafios a serem vencidos em prol de um mundo mais equilibrado, sustentável e justo. Onde possamos perceber que nossas atitudes são determinantes para um mundo melhor! Aqui temos gente que faz! Professora Márcia transformando "lixo" em luxo com suas turmas ... Com caixinhas de leite, papel, botões , cola, criatividade e empenho foram confeccionadas as lembrancinhas para presentear as mães pelo seu dia que está próximo. Reutilizar, reciclar, empreender não são ações isoladas, pois todos estão empenhados em trazer material para reciclagem, atividade coordenada pela professora Carmem Lúcia, este trabalho está um sucesso! Parabéns !
 

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Apreciar também é uma Arte!




Apreciar também é uma arte! Arte de reconhecer o belo!





































          Perceber o mundo de cores e luz mesclado com a capacidade humana de integrar-se a natureza de forma sustentável e fascinantemente lúdica. Não conseguimos perceber o início da manhã já com sua essência de beleza indescritível, ainda sendo contemplada com o lado majestosamente criativo de pessoas que usam energia e tempo para criar o belo e não ficarmos extasiados com tamanho encanto! O encanto da noite iluminada por balões! Nesses momentos percebemos que nossa espécie é capaz. Capaz de encantar, de emocionar com sua ciência, arte, ludicidade e genialidade. Estou falando do que presenciamos em nossa cidade (Torres-RS) por ocasião desta última edição do Festival de Balonismo.
 
 

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Empreendedorismo e Cidadania

      Estimularmos os nossos educandos ao empreendedorismo de forma cidadã está frutificando em ações rumo ao sucesso! Estamos nos referindo ao fato de que os estudantes da oitava série arrecadaram os ingredientes, produziram doces e após venderam esses produtos na barraca da escola por ocasião do Festival de Balonismo. A meta é arrecadar fundos para um passeio no final do ano. Parabéns a professora Ondina, Regente da turma, e a todos que participaram desta ação empreendedora!

Arte em cena !












             




      A professora Marcia, de Educação Artística, desenvolveu com estudantes do terceiro ano a produção " O SIRI AZUL" , onde foi desenvolvido uma estória com personagens confeccionados pelas crianças, após houve a apresentação . Parabéns pela iniciativa!

Olha nossa escola também no Balonismo!













         Os professores Belimar, Carmem Lúcia e Juciléia levaram os estudantes do quarto e quinto ano ao Festival de Pipas por ocasião do Balonismo. As crianças participaram e divertiram-se muito!

Valorizando o espaço que temos...

A professora Juciléia com seus educandos do 5º ano valorizando o espaço que temos e tornando nossa horta mais produtiva tanto em produtos vegetais como em novos conhecimentos.

Pluralidade cultural e cidadania

 
 
 
 


 
 
 




    








      Não basta falarmos sobre o respeito que devemos demonstrar em relação ao que é diferente do que nos parece comum, devemos conhecer para agregar a nossa prática esse respeito a pluralidade cultural na qual estamos imersos, sendo o nosso país formado por uma gama de tão variadas etnias e consequentemente usos e costumes diversos. O mês de abril foi marcado por inúmeras atividades que contemplam a contextualização com fatos do mundo real no qual compartilhamos espaço, sendo que somos responsáveis por uma educação cidadã, pois profissionais conscientes do seu papel como agentes de transformação não poderiam ter uma postura passiva frente a esta realidade. Em 16 de abril a professora Juciléia, o professor Belimar e a supervisora Rejane acompanhados pela funcionária Benta foram com os estudantes dos quintos anos até a escola estadual de Águas Claras, escola que atende alunos indígenas, a fim de realizar este intercâmbio cultural. Parabéns a todos esses profissionais da educação que praticam a arte de educar com sabedoria e alegria. Parabéns!